Quer ficar com cílios incríveis? Então, tire suas dúvidas sobre máscaras de cílios e arrase!
Preta ou marrom: como saber qual a cor certa para mim?
A máscara preta é mais comum e funciona para todos os biótipos. A máscara marrom é uma ótima opção para pessoas loiras e bem claras, porque realça os cílios de maneira discreta e harmoniza bem com pele, cabelos e olhos.
Morro de vontade de usar máscaras de cílios coloridas, mas tenho medo de errar. Como faço para escolher o melhor tom para meu tipo físico?
Mais do que se preocupar em combinar o tom da máscara com seu tipo físico, sugiro fazer uma linda combinação com a maquiagem que você irá usar. A cor da máscara pode seguir a mesma usada nos olhos ou criar um efeito ton sur ton. Se quiser ousar no look e escolha cores diferentes de sombra e de máscara. Além dessas opções, os cílios podem ser o destaque da make: basta que apenas eles fiquem coloridos e os olhos neutros, arrematando com um lindo batom.
Quantas vezes a máscara deve ser aplicada para deixar os cílios bem destacados?
A máscara de cílios pode ser aplicada várias vezes, criando camadas que vão deixar os cílios bem destacados. Não tem um número exato de vezes, mas você deve tomar cuidado para não aplicar o produto em excesso – porque os pelos podem grudar ou ficar muito duros, o que pode pesar e tirar a curvatura dos fios.
Como faço para minha máscara de cílios durar mais?
A primeira dica é usar uma máscara a prova d’água. Elas costumam ser poderosas e, por isso, duram mais tempo nos olhos. Além disso você pode usar um primer de cílios, que vai dar volume e ajudar a fixar mais.
Ouvi dizer que a gente pode aplicar três gotas de colírio dentro do tubo da máscara de cílios quando ela começa a ressecar. De acordo com o que dizem, isso ajudaria a recuperar o produto. É verdade?
Quando a máscara começa a ressecar é sinal que você precisa comprar outra. Mas pode tentar aproveitar o finalzinho dela colocando algumas gotas de colírio ou de soro fisiológico dentro da máscara, mas não é garantido que o efeito será o mesmo de uma máscara nova. Por isso, se for para uso pessoal tudo bem tentar essa estratégia, mas se for para uso profissional eu não aconselho.
Muitas vezes, a gente busca um ou mais efeitos em uma máscara: queremos que o produto dê volume, alongue e deixe os fios curvados. Como fazer? Posso aplicar duas máscaras com efeitos diferentes para obter o resultado mais completo do que desejo para meus cílios?
Com certeza você pode aplicar máscaras diferentes para obter um resultado completo. Aliás, é uma ótima dica usar dois tipos de máscara para ter um efeito incrível nos cílios.
O que devo levar em consideração quando for escolher uma máscara de cílios – além da cor? É importante olhar o aplicador? E como saber se o aplicador vai dar realmente o efeito que eu desejo?
Para escolher uma máscara você deve levar em consideração a cor e o tipo do produto: se é a prova d’água, resistente à água ou comum. Cada marca tem formatos diferentes de aplicadores – e eles fazem muita diferença no resultado obtido. Mas é difícil explicar qual formato de aplicador serve para ter um determinado efeito, porque há uma enorme quantidade no mercado. Mas, em geral, as marcas desenvolvem aplicadores para obter o efeito que prometem e, se o produto for bom, você pode confiar no que os fabricantes dizem.
Como faço para minha máscara não borrar quando, sem querer, esfrego a mão nos olhos?
Se esfregar a mão nos olhos provavelmente irá borrar — a menos que seja uma máscara a prova d’água, que gruda mesmo nos pelos. Mesmo assim, às vezes pode até sair alguns gruminhos, então fique atenta para não esfregar os olhos quando estiver maquiada. Não existem milagres.
Qual é o jeito correto de passar a máscara de cílios na parte superior e inferior dos olhos?
Quando for aplicar a máscara, procure ficar — o máximo que conseguir — com os olhos abertos. A ideia é pentear os fios para cima e na diagonal, pra fora, para criar aquele olhar bonito. Muito importante começar a aplicar o produto bem debaixo da raiz no sentido das pontas dos cílios. Vá fazendo movimento zigue-zague para pegar todos os pelos e “escovar” mesmo os fios. Lembre-se de aplicar em todos os pelos e saiba que aqueles que estão nos cantos internos e externos dos olhos são superimportantes. Use a ponta do aplicador para essas áreas menores. Para os cílios inferiores, minha dica é aplicar mais na raiz dos cílios marcando os pelinhos e dando volume para eles na raiz. Nada de pentear os fios todos, até embaixo, pra não ficar “Emília”.
Foto: Guto Seixas