Antes mesmo de falarmos de técnicas de maquiagem, produtos maravilhosos e etc, tem um assunto que considero importantíssimo: os cuidados com os pincéis. Sim, porque pincéis sujos, além de estragarem facilmente, acumulam bactérias que podem provocar alergias na pele. E isso vale para quem os usa profissionalmente ou apenas em si mesma. É claro que nós, maquiadores, precisamos ter atenção redobrada, pois maquiamos pessoas diferentes, o que representa um risco maior de contaminação.
Para manter os pincéis limpos não é necessário lavá-los com água e sabão todos os dias. Existem produtos próprios para higienizá-los, de marcas como Klass Vough (gosto muito!), Vult, MAC, Catharine Hill, entre outras. Esses higienizadores funcionam para o dia a dia e até para limpar entre uma cliente e outra.
Daí, a cada semana ou duas, é importante lavar os pincéis com água, sabonete neutro antibactericida ou shampoo Jonhsons. Faça assim: molhe os pincéis, depois coloque o sabão, esfregue em movimentos circulares na mão. Você também pode usar uma luva que é própria para a função, com texturas que ajudam a retirar as impurezas. Depois enxague bastante com água corrente para eliminar todos os resíduos.
Atenção: não é necessário usar condicionador nas cerdas. Retire a umidade usando uma toalha ou lenço de papel e, em seguida, deixe secando em um lugar arejado. Pronto, os seus pincéis durarão muito e sem o risco de contaminar ninguém.
Foto de abertura: Guto Seixas