A rainha da moda americana, Anna Wintour, da Vogue, proclamou-a “a maquiadora mais influente do mundo”. A rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, a condecorou com a Ordem do Império Britânico por serviços para a indústria da moda e da beleza. Vem saber mais sobre Pat McGrath, a make-up artist mais poderosa da atualidade:
1- Boa parte da sua verve criativa, de acordo com Pat, veio da mãe: Jean McGrath. Imigrante jamaicana, Testemunha de Jeová, ela era apaixonada por moda e vivia em busca de produtos de maquiagem. Sempre com a ajuda da filha. “Minha mãe me treinou. Ela sempre misturava cores porque, naquela época [anos 1970] não havia nada para a pele negra “, contou Pat em várias entrevistas.
2- A grande oportunidade surgiu quando Pat recebeu um telefonema pedindo para que acompanhasse a cantora Caron Wheeler, do Soul II Soul, na turnê que a artista faria pelo Japão. O convite não veio do nada. Ela havia feito, três anos antes, a make dela, como um favor de amiga.
3- Sua ascensão na moda começou na década de 1990. A supermodelo Amber Valleta apresentou Pat para o top fotógrafo Steven Meisel. Logo se tornaram amigos e passaram a trabalhar em dupla. Juntos, criaram todas as capas e editoriais icônicos das mais importantes revistas de moda.
4- Durante os anos noventa, ela passou dez temporadas criando os conceitos de maquiagem para Prada e Miu Miu. Hoje, assina a beleza dos desfiles das principais grifes de moda.
5- Em 2004, ela foi nomeada diretora global de criação de cosméticos para a Procter & Gamble, nome por trás de várias marcas de maquiagem, incluindo Max Factor, Dolce & Gabbana, CoverGirl e SK-II.
6- Ela trabalhou com celebridades como Madonna, Sarah Jessica Parker, Cate Blanchett e Oprah Winfrey.
7- Ela sempre está com look todo preto — desde a faixa de cabeça até os tênis personalizados.
8- Ela prefere os dedos aos pincéis. E explica: o calor das pontas dos dedos faz com que os produtos derretam e se acomodem melhor na pele, o que proporciona um acabamento natural que é impossível de se conseguir usando esponjas ou pincéis.
9- Seu perfeccionismo é famoso. Seu exército de assistentes é conhecido por chegar com até 75 peças de bagagem, repletas de todos os tipos de produtos – de cílios postiços e ao arco-íris de pigmentos da Sephora. Até livros de referência de arte e moda ela leva para o camarim.
10- Em setembro de 2015, Pat McGrath usou um pigmento de ouro altamente maleável sobre os lábios das modelos que desfilaram para a Prada. Em seguida, quando anunciou que iria lançar no mercado o Gold 001, pela sua grife, a Pat Mcgrath Labs, as pessoas começaram a fazer contagem regressiva. E assim, mil kits do produto se esgotaram em poucos minutos.
11- Pat é a primeira maquiadora da história a ter seus produtos vendidos no Met, de Nova York.