Sempre tive muita curiosidade em relação às tradições das diferentes culturas. Por isso, fiquei animadíssima quando a Gabriela Song me contratou para fazer a beleza do seu casamento, especialmente porque ela me contou que pretendia fazer o mix da típica cerimônia coreana com uma festa bacana. Logo de cara achei que seria incrível porque o casal – ela é estilista e ele, fotógrafo –, é supermoderno, apesar de seguir as tradições de suas origens.
Meu trabalho começou com um bate-papo em que a Gabi me revelou mais detalhes do que tinha em mente. A partir dessa conversa, pude montar minha equipe de beleza: o cabeleireiro Felipe Antunes e Ananda Matos, assistente de maquiagem.
Logo nesse primeiro encontro, o cuidado diário que elas — a noiva, a mãe e a irmã — já têm com a beleza me chamou a atenção. É que as mulheres coreanas seguem rituais muito específicos – com uso de cremes, máscaras e outros produtos. E saber disso — e ver o resultado desses tratamentos que elas fazem — me apontou um caminho para o conceito da maquiagem delas: precisava valorizar aquelas peles maravilhosas.
Fora isso, a Gabi me explicou que cada uma delas usaria três modelos de roupas diferentes e que um deles seria um traje típico coreano, que trouxeram lá especialmente para a ocasião. Também soube que os vestidos seriam acompanhados de arranjos de cabeças — típicos da Coreia, é claro. Todas essas informações me levaram a ter a certeza de que os makes das três deveriam ser muito sutis, mas, ao mesmo tempo, capazes de realçar seus delicados traços orientais.
Aí, partimos para outra etapa: o teste de beleza. É muito comum apenas a noiva fazer o teste. Mas, nesse caso, a mãe e a irmã da Gabi também quiseram conferir antes como iriam ficar depois de prontas. E é importante porque todo mundo fica mais confiante visualizando, com antecedência, como ficarão os looks. Então adorei, porque no momento do teste, posso, se for o caso, aprimorar um ou outro detalhe para que no “grande dia” tudo saia como foi idealizado.
No dia do casamento
Assim que cheguei à casa da Gabi, todas já estavam usando suas máscaras para cuidar e hidratar a pele. Ponto para elas, que sabem que pele bem tratada é fundamental para que o efeito do make fique ainda melhor.
Para a noiva, escolhi uma base de cobertura média bem clara, porque queria exaltar a pele bem branca. Desse modo, conseguiria dar mais destaque aos olhos, em que fiz pálpebras iluminadas e um traço muito fino de delineador na raiz dos cílios de cada olho. E as sobrancelhas foram preenchidas suavemente para que ficassem naturais. Esses foram os primeiros passos para destacar a beleza oriental dela.
O blush rosado, aplicado bem na maçã do rosto da Gabi, deu aquele ar de saúde que a gente gosta. Para a boca, usei um batom cereja: mas só no centro dos lábios, esfumando para as extremidades. Esse efeito é maravilhoso e é muito usado na Coreia – importante dizer que ele não funciona para todas as mulheres, mas para a Gabi ficou incrível porque combinou muito com seu estilo e seu visual.
Para a irmã da Gabi, a Giulia Song, fiz uma maquiagem um pouco mais intensa que a da noiva. Fiz uma pele bem iluminada — inclusive nos cantos internos dos olhos, no nariz e no alto das maçãs do rosto. Apliquei um blush pêssego leve. Nos olhos, um delineado bem fininho e um esfumado marrom suave que sobe um pouco mais na pálpebra. Nos lábios, usei uma camada fina de batom em tom de rosa puxado para o framboesa.
Para a mãe da noiva, So Baik, escolhi tons de dourado para o make. Na pele, que estava linda, passei apenas uma camada suave de base. Realcei a raiz dos cílios com um delineado esfumado. No olhos, apliquei sombras marrom e dourada. Ela tinha feito um alongamento de cílios que deixou ainda mais bonita essa região do rosto. Para os lábios, apliquei batom nude mais fechado.
Durante toda a cerimônia e a festa minha equipe e eu ficamos lá para retocar as maquiagens. Foi tudo impecável, uma festa com a cara dos noivos: minimalista, elegante e, ao mesmo tempo divertida. Pelas fotos fotos você vai conseguir sentir um pouco do que foi esse casamento e essa experiência para mim como profissional. Não por acaso, isso atraiu a atenção da revista Vogue inglesa, que dedicou algumas páginas sobre esse casamento tão especial. As belíssimas imagens publicadas na revista também podem ser vistas no site da fotógrafa Sarah Falugo. Ela, que foi eleita como uma das melhores fotógrafas de casamentos do mundo pela revista Harper’s Bazaar, é a autora das fotos que saíram na publicação e que estão aqui, nesse post.
Foto de abertura deste post: Sarah Falugo