Impossível não se contagiar pela moda italiana que sempre traz novidades com toques de diversão. Para mim é sempre um prazer acompanhar os desfiles da temporada de Milão, que terminou ontem. No meio de tantos looks bacanas, foi difícil, mas selecionei os meus preferidos.
EFEITO PEROLADO
A coisa mais sensacional é quando a gente vê uma beleza clean, como essa da Fendi, tão bem executada. Posso garantir, como profissional, que produzir algo assim é até mais complicado do que um make over. É lindo ver a mão leve do artista que fez essa pele natural. Tudo perfeito: base, blush cor da pele, sobrancelhas, cílios no lugar… O toque de mestre de Peter Philips está nos dois pontos de luz, obtidos com iluminador perolado depositado nos cantos internos dos olhos. Aliás, esse tipo de maquiagem tem aparecido nesta temporada de desfile com frequência, cada uma com o estilo do make-up artist. Pode apostar nessa tendência!
NOVO DELINEADO
Amei esses olhos de Pat MacGrath, top- master make-up artist, para a Prada. O delineado é largo e bem comprido, puxado além do limite da sobrancelha. Aí, ela aplicou pedrarias: puro poder. Repare que interessante ela ter usado o mesmo tom do delineado na raiz dos cílios inferiores. Outro ponto que vale atenção é o próprio traço do delineador, que começa no meio das pálpebras superiores, fugindo do convencional e criando um look moderno. Também merece comentar que ela não teve preocupação em fazer aquele degradê de passagem de cor que costumamos fazer: deixou apenas um bloco de cor em cada olho.
Com esse show de make, realmente não precisava inventar mais nada: apenas fazer uma pele linda e deixar boca “nua” e bem hidratada. UAU!
O perolado, iluminando os cantos internos dos olhos, marcou presença na maquiagem da grife Tommy Hilfiger, criada por Mark Carrasquillo. E combinou com o smoky eyes suave. Para os olhos ganharem destaque, ele deixou a pele e a boca naturais.
O efeito perolado do show da Stella Jean teve make assinado por Michele Magnani. A diferença é que, nesse caso, ele foi aplicado apenas nos lábios, enquanto o rosto todo é clean. Muito elegante.
ALERTA VERMELHO!
O make-up artist Tom Pecheux, que fez o desfile de Antonio Marras, mostrou que a sombra vermelha continua poderosa. Na foto acima, ela é aplicada de duas maneiras diferentes: na modelo da esquerda, está no smoky eyes (vale lembrar que eu já havia feito um similar, dá só uma espiada aqui). Na outra, ele usou o vermelho para fazer um delineado nos cílios inferiores, que lembra uma pincelada. Eu adorei as duas possibilidades. E, caso você queira se inspirar nessas ideias, minha dica é: assuma e use a cor com intensidade para criar contraste com a pele.
O delineado vermelho também foi o ponto forte da maquiagem do desfile de Roberto Cavalli, pelas mãos de Diane Kendal. E olha só como a pele e os lábios estão bem naturais, deixando todo o foco nos olhos.
FASHION FICTION
Moschino e Gucci sacudiram a temporada de moda de Milão. E mostraram que sim, ainda há espaço para diversão no mundo fashion que anda sério demais — em tempos de crise econômica, a maior parte das grifes vê a necessidade de ser mais comercial e menos conceitual.
O make-up artist Kabuki extravasou na hora de compor a beleza para a coleção de Moschino, que tem à frente o estilista Jeremy Scott (você deve ter lido aqui que ele lançou uma linha de make fofo-moderno para a M.A.C). A do desfile inspiração era Jacqueline Kennedy-Onassis que, ao longo do show, teve sua imagem transformada em alienígena e até na rival Marilyn Monroe. O mais bacana é que, apesar da metamorfose, o make segue a mesma estética inspirada nos anos 1960 em todas as versões de mulheres – mesmo quando a modelo está com pele azul, a maquiagem é feita como se simplesmente esse tom fosse natural. Trabalho IN-CRÍ-VEL. E viva a irreverência!
O estilista Alessandro Micheli, da Gucci, desafiou os conceitos de beleza. Levou para passarela personagens estranhas como saídas de um filme. Algumas delea, vindos da ficção, com corpos modificados, como um terceiro olho hiper-realista desenhado na testa ou com olhos redesenhados a lápis, criando um efeito esquisitão. A beleza “não-beleza” é um trabalho de visagismo muito bacana. Os efeitos especiais foram feitos pelo grupo Makinarium, que deu vida às ideias de Micheli. Bárbaro!
CLÁSSICO
A dupla delineador e bocão marcou presença no show de Dolce & Gabbana. O batom é sempre vibrante, vermelho ou pink, dando um toque mais moderno. A maquiagem de Pat McGrath segue a inspiração religiosa das roupas criadas para essa coleção, recriando um look “Virgem Maria contemporâneo”, em que o acabamento da pele e dos batons é seco; e o delineador dá um leve ar sensual. Forte e muito bonito.
BELEZA IMPERFEITA
A make-up artist Linda Cantello, que assinou a maquiagem de Emporio Armani, deu uma renovada no smoky eyes clássico. Os cantos internos dos olhos são iluminados com um tom perolado frio, em perfeita harmonia com o verde do esfumado — feito como se fosse pincelada. O preto entra na composição desses olhos, mas apenas para dar profundidade ao make. O que mais curto nesse look é o discreto charme da imperfeição do traço.