Quando o tema é “maquiagem para a Copa”, é sempre bom ter cuidado para não exagerar no uso das cores: pois pode ficar caricato. É possível partir para um make mais fantasia, pintando o rosto todo com as cores da bandeira. Ou então trabalhar o formato de maquiagem tradicional com as cores do País. E você pode abusar dos delineadores coloridos, apostar no make geométrico, mas a minha ideia foi explorar o olho esfumado.
Eu usei dois lápis de olho e uma sombra em bastão. Comece com o amarelo na parte interna dos olhos (você pode substituir por dourado, se preferir). A sombra cremosa, da Make Up For Ever, que usei, deve ser aplicada e esfumada rapidamente. Ela tem uma ótima fixação.
Aplique o amarelo nos cantos internos e na pálpebra até metade do olho. Em seguida aplique o lápis azul marinho nos cantos externos, até a metade do olho. O que é interessante é que o verde é uma cor originária da mistura das primárias azul e amarelo. Por isso, é uma ótima cor de transição entre o amarelo e o azul para fazer o olho esfumado. Misturando o amarelo e o azul você já consegue criar o verde, mas você pode intensificar o tom com o lápis verde, aplicando somente no centro da pálpebra, onde as cores se encontram.
Na parte debaixo dos olhos, aplique o lápis azul em toda raiz dos cílios e na linha d’água, isso ajuda a dar profundidade e expressão à maquiagem.
Use um pincel para esfumar, tomando cuidado para o lápis não secar e fixar antes. Você também pode aplicar sombra por cima dessa base, para ajudar a maquiagem a durar mais. Use um batom nude. Aplique bastante máscara de cílios, e pronto, você já tem um olho bem brasileiro – feito com um degradê coerente de cores para torcer para o Brasil na Copa.