Caçula, seus pais eram agricultores que lutavam para manter a sobrevivência da família de cinco filhos. Para ajudar no sustento da casa, a jovem que iria revolucionar o mundo da beleza com o nome Elizabeth Arden, teve vários pequenos empregos: estudou enfermagem, foi secretária por um curto período… emigrou para os EUA.
Somente após sua morte, em 1966, em Nova York, o público descobriu sua idade — na época, 81 anos.
Essas são apenas algumas das muitas curiosidades sobre essa Elizabeth Arden, mulher incrível, pioneira do mundo da beleza. As outras? Compartilho com você aqui:
1. Nascida em Woodbridge, Ontário, Canadá, seu verdadeiro nome era Florence Nightingale Graham.
2. Em 1908, ela morava em Nova York e conseguiu um emprego como assistente de uma esteticista chamada Eleanor Adair.
3. Depois de ganhar experiência na indústria de estética, em 1910, ela investiu U$ 1 mil para iniciar um salão de beleza com Elizabeth Hubbard, que ficava na Quinta Avenida, em Nova York.
4.Sufragista, em 1912, ela participou de uma marcha pelos direitos das mulheres. Mas não pense que não aproveitou a oportunidade para dar um up nos negócios: as 15 mil mulheres que marcharam usavam batom vermelho criado por ela – e que simbolizava a solidariedade entre elas.
5. A sociedade do salão durou até 1914, quando as duas desfizeram o negócio. A partir de então, que ela adotou o nome Elizabeth Arden, com o qual ficou conhecida no mundo da beleza.
6.Para expandir seus negócios, contratou uma equipe de químicos para desenvolver os primeiros produtos que ganharam fama, entre eles o Eight Hour Cream.
7.Naquela época, a maquiagem não era algo bem visto pela sociedade. Apenas prostitutas e atrizes se maquiavam. Para derrubar esse obstáculo que poderia impedir o crescimento de sua marca, ela criou uma campanha de marketing para mudar a visão do público sobre os produtos de beleza.
8.Em 1915, a marca Elizabeth Arden começou a ser comercializada internacionalmente. Em 1922 ela estabeleceu um salão em Paris. Depois, expandiu seus negócios para a América do Sul e Austrália.
9.Visionária, ela criou os primeiros produtos de beleza em tamanho pequeno, para viagem, e foi uma das primeiras a oferecer amostras para clientes. Ainda lançou SPAs sofisticados, onde clientes recebiam mimos e tratamentos de beleza.
10. Elizabeth Arden foi capa da revista Time. O motivo? Ela era a proprietária da Elizabeth Arden Company, estava ganhando mais dinheiro do que qualquer outra mulher na história dos EUA: possuía mais de 100 salões na América do Norte e na Europa. Fora isso, era proprietária dos bem sucedidos haras, Maine Chance Farm e Barrettstown Castle Stud, e ganhou o Kentucky Derby, um dos principais eventos do esporte, em 1947, como proprietária do cavalo Jet Pilot.
Quando jovem, ela tinha sido encarregada dos cavalos na fazenda de seu pai. E ao ganhar dinheiro, decidiu investir na sua paixão. Ela comprou seu primeiro puro-sangue nos anos 1930. Seus cavalos, dizem, recebiam alguns dos mesmos tratamentos que suas clientes – e eram tratados com seus famosos produtos: o creme Eight Hour Cream e o tônico Ardena.
11. Durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth criou um batom chamado Montezuma Red para as mulheres das forças armadas poderem combiná-lo com o vermelho em seus uniformes.
12. Rainha Elizabeth II, Jacqueline Kennedy e Marilyn Monroe eram algumas das celebridades apaixonadas pela marca Elizabeth Arden.