Dúvidas sobre pincéis são bastante comuns. Reuni aqui, as perguntas que sempre me fazem — e respondo uma a uma. Acredito que agora, você vai virar craque no assunto.
1. Não sou profissional, mas amo maquiagem. Quantos e quais tipos de pincéis que preciso ter para fazer um make bacana?
Com cinco pincéis você consegue fazer uma boa maquiagem facilmente. Você vai precisar ter um pincel para aplicar a base. Pode ser um modelo com as cerdas achatadas ou o kabuki ou o duofiber. Eu gosto muito desses dois últimos. A dica para aplicar base com eles é fazer sempre movimentos circulares.
Para o blush o ideal é usar um pincel grande, que pode ser redondo ou mais achatado. Mas é muito importante que ele seja fofinho para conseguir dar acabamento esfumado e, desse modo, não deixar o blush muito marcado no rosto, porque fica feio e pesado.
Para aplicação de sombra, existem vários formatos de pincéis que funcionam. Mas é melhor que ele seja de tamanho médio e tenha as cerdas achatadinhas e firmes, o que chamamos de língua de gato. Com esse tipo de pincel, você vai conseguir depositar a sombra na pálpebra.
E para dar acabamento na sombra ou se precisar esfumar um lápis de olho, por exemplo, você deve ter no kit um pincel de esfumar. O formato dele pode variar. Existem os achatadinhos e os redondinhos, mas o essencial é que ele tenha as cerdas macias e seja maleável, porque isso irá ajudá-la a fazer o esfumado que garante um bom resultado na maquiagem.
Também vale a pena investir em um pincel chanfrado, porque ele funciona tanto para aplicar sombra na raiz dos cílios inferiores, como para fazer o traço de delineador.
Além de saber quais os pincéis indispensáveis para fazer seu make, veja os produtos que vai precisar para montar um nécessaire básico aqui.
2. Mas e se eu tiver grana para comprar apenas três pinceis, em quais deveria investir?
Invista em pincéis de qualidade. Eu focaria nos pincéis para olhos, porque é onde mais precisamos deles. Compraria um de aplicar sombra, tipo língua de gato; um para esfumar; e um chanfrado, que tem várias funções.
3. Qual o melhor pincel para aplicar blush?
O melhor pincel para aplicação de blush é um redondo, tamanho médio e bem fofinho.
4. Qual melhor pincel para fazer contorno?
Para contorno é interessante usar um pincel tamanho médio e com cerdas firmes. Seu formato pode ser reto ou chanfrado.
5. Qual melhor pincel para aplicar sombra?
O pincel ideal para sombra é o língua de gato: pequeno, com cerdas mais firmes e achatadas.
6. Qual melhor pincel para aplicar pó?
Para aplicar pó, eu gosto de usar o duo fiber grande.
7.Qual melhor pincel para aplicar batom?
Para aplicar batom eu uso um pincel pequeno, com cerdas mais firmes e que tenha uma pontinha, um formato tipo triangular.
8. Qual melhor pincel para delineado?
Para delineado tem gente que prefere o pincel chanfrado. Eu prefiro um com cerdas bem fininhas e compridinhas.
9. Qual diferença entre os pincéis chanfrados, chatinhos, fofinhos, em formato de leque e aqueles bem largões, com muito pelo?
Cada pincel tem uma função, mas muitas vezes a pessoa se adapta a um formato para fazer coisas para as quais eles não formam projetados. Eu mesma já vi maquiador profissional aplicando blush com pincel de leque. Então, não existe certo e errado, desde que o pincel que escolheu leve ao resultado que você deseja.
Mas, basicamente, a diferença entre cerdas firmes e cerdas molinhas é que os pincéis mais firmes são melhores para aplicar produtos e os mais macios para esfumar. Então, é legal saber que os mais firmes deixarão a aplicação do produto mais marcado e os mais macios darão acabamento esfumado.
Os pincéis chanfrados servem para fazer traços como, por exemplo, delinear os olhos, e também para áreas menores onde você quer obter efeito mais intenso, como a raiz dos cílios inferiores e as sobrancelhas.
O pincel de leque tem uma função que eu gosto muito, que é a de retirar excesso de produto que cai na parte inferior dos olhos. Esse pincel é uma espécie de vassourinha. Os pincéis largos e com muito pelo são para aplicar pó no rosto.
10.O que é melhor: pincel convencional ou aquelas escovinhas?
Eu prefiro usar pincéis convencionais. Mas as escovinhas também são ótimas para esfumar e dar acabamento na maquiagem. Como havia explicado acima, é tudo uma questão de perceber quais são os modelos que você acha mais simples de manusear.
11. Para que serve o pincel duo fiber? Ele é melhor que os pinceis convencionais?
O pincel duo fiber é um tipo de pincel que tem cerdas brancas, superfinas, nas pontas. A função delas é ajudar a dar acabamento mais esfumado, porque ao aplicar o produto ele será melhor absorvido pela pele. Existem vários formatos de pincéis duo fiber e aí, de acordo com o modelo, servirá para determinada função: aplicar blush, base, sombra etc.
12. Como saber se a qualidade de um pincel é boa? Quais características devo observar antes de comprar um?
Antes de comprar um pincel passe os dedos nas cerdas para senti-las. Elas precisam ser macias, mas não podem ser muito moles. Hoje, a maioria dos pincéis é feito de cerdas sintéticas — e é melhor que seja assim, pois são cruelty free, nada de origem animal. O que acontece é que algumas cerdas sintéticas deixam o pincel com os pelos moles, mas não macios.
Além disso você precisa testar se o pincel não solta as cerdas facilmente, porque isso pode ser um problema também. Imagina só: depois de maquiada, você vê um monte de pelinhos espalhados no rosto. E geralmente eles são difíceis de tirar sem estragar a maquiagem.
13. Preciso lavar os pinceis toda vez que acabo de maquiagem?
Na automaquiagem você não precisa lavar os pincéis a cada vez que usá-los. Mas é muito importante higienizar os pincéis a cada 15 dias. Para uso profissional é outra história: os pincéis precisam ser higienizados a cada maquiagem com o produto próprio para isso, porque ele será usado para maquiar pessoas diferentes.
14.Como faço para higienizar meus pinceis corretamente?
Para higienizar os pincéis você pode lavá-los com água e um sabão neutro ou xampu Johnson. Depois, deixe-os secar em lugar arejado da noite para o dia. Ou então, use um produto higienizador de pincéis, que você borrifa em cada pincel e, depois, passa (sempre no sentido das cerdas) em um lenço de papel até que ele esteja seco e limpo. Se quiser saber em detalhes o modo correto de cuidar dos seus pincéis, leia esse post.
15. Como saber qual a hora de trocar de pincel?
A hora de trocar de pincel é quando as cerdas começam a pinicar a pele ou quando elas caem e o pincel fica “careca”.