Os batons vermelhos puxados para o laranja ganharam nova força depois de aparecerem em boa parte dos desfiles nacionais e internacionais. Se você, assim como eu, é fã de um bocão, essa é a hora de investir nessa tonalidade que está em alta. O cuidado é saber qual a melhor cor para harmonizar com sua pele e seu estilo. Existem milhares de possibilidades, mas com minhas dicas, vai ser bem mais fácil você escolher as melhores tonalidades para você.
O vermelho-alaranjado é uma cor quente, mas que pode ser usada por pessoas de toda as matizes de pele, e o que deve ser levado em consideração é se a cor, mais vibrante ou mais apagada, vai combinar melhor com você.
Minha dica para quem tem a pele mais clara, como a da atriz Margot Robbie [foto de abertura deste post] é escolher os alaranjados mais vibrantes. A cor mais mais aberta irá criar um bonito contraste.
As morenas, que têm um fundo dourado, ficam muito bem com aquele vermelho mais puxado para o laranja mesmo, que tem um tom mais intenso e fechado.
Para peles negras as duas alternativas são ótimas, tudo depende do seu objetivo. Para um look mais discreto, um tom de laranja bem fechado, tipo telha, como o usado pela Rihanna, é o mais indicado. Se a ideia for conquistar um visual mais exuberante, o vermelho mais aberto e vibrante vai criar um lindo contraste com a pele e, assim, chamar mais atenção.
É claro que essas minhas dicas sobre a teoria das cores ajudam bastante. Mas acho importante você saber que as nuances entre um tom e outro são tão sutis, que nem sempre a tonalidade que você vê na foto da embalagem ou mesmo na bala do batom representa fielmente o resultado que terá depois que o produto for aplicado.
Ao cobrir os lábios, o batom pode acabar “mudando de cor”, de acordo com a tonalidade de cada pele. Por isso, jamais compre um batom antes de experimentá-lo na boca e procurar uma fonte de luz (se for mais próxima da luz natural, ainda melhor). Não tenha pressa: teste e limpe bem os lábios antes de provar outra cor. Assim não corre o risco de errar.