Para comemorar o Dia do Batom, separei cinco tons que não podem faltar no seu nécessaire. Com essas cores, você consegue criar makes bem legais.
Cor de boca
Muita gente confunde com o nude. Mas é diferente. O cor de boca, como o nome já diz, tem o tom próximo à cor natural dos lábios. Já o nude, apaga um pouco. Não por acaso, o cor de boca é aquele curinga que só realça a boca e deixa a gente com ar saudável. Se você é clara, procure os mais rosados. As morenas claras ou orientais devem ficar com os rosados quentes ou queimados. As morenas vão harmonizar mais com nuances de bege escuro e de marrom bem claro. Negras devem apostar nos que têm um fundo marrom.
Nude
Essa tonalidade chegou para ficar. Pudera: combina tanto com aquela maquiagem leve que a gente adora fazer para o dia a dia e é ótima opção para equilibrar o make quando a ideia é fazer um olhão mais trabalhado. O melhor é que hoje podemos encontrar diferentes nuances de nude para harmonizar com diversas cores de peles. Se a sua é clara rosada, use um nude com fundo rosa. Orientais ficam bem com esse batom puxado para o pêssego. Morenas devem preferir o nude puxado para café com leite ou terracota. Os nudes com fundo de café ou marrom são bons para negras.
Rosa
Os tons mais delicados ajudam a compor um look romântico. Os mais vivos, dão aquele ar moderno. O rosa vivo e escuro fica bem para praticamente todos as pessoas. O rosa queimado fica melhor em morenas e negras. O rosa claro é a melhor escolha para peles branquinhas e orientais. E o pink fica melhor em mulheres mais claras.
Vermelho
Ele é um clássico e pode ser usado tanto de dia (aí, melhor pegar leve no make dos olhos) ou de noite para arrasar. As morenas ficam lindas com o vermelho fechado (telha ou queimado) e os puxados para o laranja. As clarinhas devem apostar no vermelho aberto, vivo. Negras podem ir para o vermelho mais escuro, quase chegando no vinho.
Vinho
Essa cor deixa o look sofisticado. O tom mais escuro, tipo ameixa ou marsala, é lindo para peles morenas, bronzeadas e nas orientais e negras. O vinho escuro — da cor de amora ou aberto como tom de framboesa — é melhor para mulheres clarinhas e também para as ruivas.
Fotos: Guto Seixas