Gabriela Song, 25 anos, estilista
Qual é seu ritual de beleza?
As mulheres orientais são muito ligadas à pele. A gente cuida mesmo, porque para nós, ter a pele bonita é algo importantíssimo. Então, todas as manhãs lavo o rosto com sabonete e, em seguida, passo um tônico de rosas. Depois, aplico sérum e protetor solar, só então passo a maquiagem. Antes de dormir, lavo novamente o rosto, uso o tônico de rosas, creme hidratante, máscara de papel para hidratar a pele e aplico um balm na boca. E todos os produtos que eu uso, de tratamento de pele e maquiagem, são coreanos. Também tento usar apenas aquelas marcas que não fazem testes em animais.
E como é sua ligação com a maquiagem?
Minha ligação com a maquiagem é enorme. Eu amo e não saio de casa sem. Mas só começo a me maquiar depois de tratar minha pele. Quando a pele está bonita, a maquiagem fica ótima. Mas se a pele não estiver limpa e hidratada, não vai ficar bom o make.
Que produtos costuma usar no seu make do dia a dia?
Você vai assustar, porque eu uso muitos produtos [risos]. Começo aplicando corretivo na aba do nariz, nas olheiras e em outros pontos em que eu quero disfarçar as imperfeições. Em seguida, passo pó apenas nas áreas mais oleosas do meu rosto, nariz, testa e queixo. Na Coréia, as mulheres valorizam muito o brilho da pele hidratada, aquele viço. Por isso, depois de usar o pó, aplico um pouco mais de hidratante para deixar minha pele iluminada. Nas sobrancelhas, primeiro passo lápis e, depois, máscara para sobrancelhas na cor marrom claro, para penteá-las. Aí, uso uma base para tirar o brilho das pálpebras. Então, passo uma sombra cor de rosa suave e cintilante nos cantos externos dos olhos, porque isso ajuda a abrir o olhar. Essa sombra é bem cintilante e quase branca, que é para iluminar mesmo. Eu gosto muito de usar batom como sombra e blush – e foi o que fiz hoje. Termino com a maquiagem com um batom vermelho.
E máscara para cílios? Você não usa?
Eu não gosto de máscara para cílios. Quando quero deixar meus olhos em evidência, como hoje, coloco cílios postiços.
O que maquiagem tem a ver com estilo?
Tem tudo a ver! Eu gosto de peças atuais com estilo vintage – mas eu não compro nada vintage de verdade. Fora isso, adoro a estética oriental, essa coisa da pele bonita, a boca vermelha e o cabelo preto. E o modo como me maquio reforça essa minha preferência estética.
Foto: Bruno Bralfperr