O filme Black Panther (Pantera Negra), que acaba de estrear nos cinemas mundiais, é “O” bapho do momento. Produzido pela Disney-Marvel, ele se tornou um top sucesso-relâmpago, tendo arrecadado a segunda maior bilheteria de todos os tempos em apenas quatro dias (!!!) – só fica um pouco atrás de Star Wars: The Force Awakens e Star Wars: The Last Jedi.
Graças a esse tremendo sucesso, o filme já possui uma legião de fãs que está copiando a beleza criada para os personagens. Obra do designer de maquiagem Joel Harlow, mestre de trabalhos maravilhosos como Alice no País das Maravilhas, Piratas do Caribe e X-Men.
Sites e blogs de diferentes portes ensinam como criar makes e cabelos inspirados nesse blockbuster. Até a tatuagem interna dos lábios, que identifica o povo fictício de Wakanda, tem aparecido em tatoos de pessoas reais. A fotógrafa Joy Ofodu é uma que postou foto com a modelo Joy Sunday com a tatuagem – mas não explicou se é tinta ou Photoshop – dizendo ter se inspirado no personagem da atriz Danai Gurira, que vive a general Okoye [veja na foto de abertura].
Deixando de lado alguns excessos, que sempre acontecem quando se trata de fãs, o bacana é que a beleza de Black Panther traz pesquisa minuciosa do estilo afro. E impulsiona de vez essa tendência que não para de crescer.
O desenho imitando tatuagem da cabeça da general Okoye foi traçado a partir de stencil e depois teve o contorno e preenchimento feito com aerógrafo. A ideia era criar na cabeça dela uma espécie de capacete de piloto de guerra, agressivo e militar, com inspiração nas tatuagens tribais africanas.
Lupita Nyong’o, que interpreta Nakia, está incrível, com make natural em que os olhos são marcados e os lábios naturais, mas com brilho.
Ramonda (a atriz Angela Basset) aparece com dreadlocks brancos (maravilhosos), pele bem feita, olhos delineados e boca marrom matte. Poderosa!
Shuri (Letitia Wright), a princesa de Wakanda e também chefe de tecnologia, está fazendo escola entre make lovers negras. Os pontos brancos do seu make tem aparecido em várias postagens de maquiagem. Eles simulam cal branca, usada por tribos africanas para criar esses e outros desenhos no rosto, que servem de adorno em rituais.