Pele madura: seis passos para você criar uma maquiagem linda e fresh!

Muitas clientes e seguidoras do site querem que eu explique qual a maquiagem certa para pele madura. Então, como dizem por aí, estou escrevendo este post a pedidos (sempre sonhei em escrever isso — risos). Agora, falando sério… Para mim, o segredo do sucesso desse tipo de make vem da somatória entre: cuidados diários com a saúde + cosméticos apropriados + fugir de makes pesados.

A bem da verdade, não existe “a” maquiagem certa para peles maduras. Importante é ser autêntica e seguir seu estilo. Por isso, optei por dar as seis dicas abaixo.

Para um resultado básico, ideal para o dia a dia, basta selecionar cores mais neutras. Para uma festa, experimente colocar um toque de cor mais alegre nos lábios e/ou cílios postiços e… Voilà!

1. Invista em um arsenal de boa qualidade. Lembre-se que, antes da maquiagem, todo mundo precisa estar com a pele limpa, tonificada e bem hidratada. Escolha produtos de tratamento adequados para pele madura — de preferência, recomendados por um dermatologista. O melhor é comprar maquiagens cremosas ou líquidas: base, corretivo, blush e até sombra. Produtos em pó costumam marcar ainda mais as linhas de expressão. Fora isso, a cútis das pessoas acima de 50 anos tende a ser mais seca em função de mudanças hormonais.

 

2. Base e corretivo devem ter o tom da sua pele. Antes de comprar, faça o teste aplicando os produtos sobre o rosto. Aguarde alguns minutos para ver se eles se adaptam bem e se não formam vincos em algumas regiões. Se puder, escolha aqueles que têm efeito cinderela, que ajudam a amenizar as ruguinhas (importante saber que o efeito dura só algumas horas).

3. Para garantir uma pele uniforme e evitar o aspecto craquelado: escolha uma boa base e aplique com um pincel macio – eu recomendo o duo fiber. Faça a aplicação com pequenos movimentos circulares, espalhando bem a base. Nas áreas em que as rugas são mais fundas, você deve esticar a pele para que a base penetre nos sulcos, caso contrário, eles ficarão mais escuros e as marcas se tornarão mais evidentes. Não esqueça de aplicar base e corretivo em regiões críticas: nas abas que ficam na base do nariz, nos cantos dos lábios, nos cantos internos dos olhos, no pescoço e no colo. Tudo precisa ficar com a mesma tonalidade.

4. Apague as linhas em torno da boca: aplique um primer nos lábios, faça o contorno com lápis de boca. Em seguida, use o próprio lápis para colorir a boca — antes de usar o batom. Aplique por cima um batom cremoso, mas não muito hidratante, porque se for muito mole vai marcar os vincos. O gloss também pode ser usado, desde que o produto seja mais consistente e não tão líquido.

5. Atenção redobrada aos olhos. Comece com a base e, depois, use o corretivo apenas onde for realmente preciso. Espalhe bem os produtos com um pincel macio e fofo. Escolha um tom de sombra próximo à cor das suas pálpebras para servir de fundo para a maquiagem e garantir aspecto natural. Se quiser dar uma caprichada, faça um sutil esfumado com sombra um pouco mais escura — pode ser cinza, marrom, berinjela, azul marinho… Mas nada de tons exagerados para não reforçar as marcas de expressão ao redor dos olhos. Com pequenos movimentos circulares e um pincel macio e fofo, você tira o excesso dos produtos, criando um leve degradê. Logo abaixo e bem rente aos arcos das sobrancelhas, aplique o iluminador – ele só não pode ser cintilante, porque costuma deixar a expressão envelhecida. Para finalizar, capriche na máscara de cílios! Se for a uma festa, coloque cílios postiços — eu ensino o passo a passo em vídeo na minha Beauty Aula.

6. O segredo do blush é dar preferência a um tom saudável, como pêssego ou rosa claro, e aplicar sobre as maçãs do rosto. O ideal é que ele dê aspecto saudável, sem parecer que você se maquiou. Peles maduras ficam mais jovens quando a gente pega mais leve no make.

 

Na imagem de abertura: Natalie Schues, 56 anos/ Foto: Bruno Bralfperr

Quer saber o que a opinião da Natalie sobre beleza e maquiagem? Leia a entrevista dela na seção Makeup-se!

Compartilhe:
Eliana

Esse conteúdo também pode te interessar

Sobre a Chloé

Trabalho como make-up artist há 12 anos e também sou consultora de imagem. Atualmente, sou Diretora Artística da rede de salões de beleza Jacques Janine e dou cursos de maquiagem na Escola Madre. E decidi criar este site e minhas redes sociais para compartilhar tendências de make-up e técnicas de maquiagem (que aprendi e continuo aprendendo) para valorizar os diferentes estilos de beleza de cada mulher.

fb.com/ChloeGayaOficial