“Make é o estilo mais fácil de mudar de uma hora pra outra”, Adriana, 44 anos

ADRIANA YOSHIDA, 44 anos, diretora criativa

Qual o significado de beleza?

Acho que não existe beleza sem bem-estar. Quando você está bem, saudável, descansada e em paz, você brilha. Sua pele brilha, seu olhar brilha. A maquiagem ajuda a colocar tudo isso em evidência. Daí, ninguém segura.

 

Você se sente mais bonita ou mais confiante quando está maquiada? Por quê?

Uso maquiagem para impor minha presença em reuniões de trabalho. Para mim, é como se fosse uma ferramenta para prender a atenção das pessoas. Com o tempo, percebi que se minha pele está bem cuidada, se estou sem olheiras porque durmo bem, make quase não faz diferença. Já em um encontro a dois é outra história. Uma máscara de cílios fala por você [risos]. Um batom vermelho decide a noite [mais risos]. E não porque essa é, exatamente, a regra do jogo, mas porque o make acende a beleza e desperta a atração física. Tem a ver com você expressar o que você quer, como quer ser vista e percebida.

 

Acha que maquiagem e estilo se complementam? Por quê?

Totalmente. Um não existe sem o outro. Eles se equilibram, contam a mesma história, ajudam a compor um personagem, no caso, sua persona. Acho muito legal quando eles contrastam. Por exemplo: você coloca um boné, um sneaker e um super batom vermelho… faz um “makezão”. Ou o contrário: faz apenas uma pele bem iluminada e usa um vestido matador. Gosto de misturar estilos. Acho que o make é o estilo mais fácil de mudar de uma hora pra outra.

 

Segue ou já tentou seguir tendências de beleza e de estilo?

Eu sempre faço mais olho do que boca. Mas de uns tempos pra cá, estou de amores pelo batom vermelho. Pena que foi tarde [risos]. Acho legal seguir tendências de texturas e cores, mas a gente precisa achar o que combina com a gente. E isso é que é legal. Em mim, existe a Adriana que usa brilho, a que usa opaco, a que usa preto, a que usa delineador. Com a idade, você percebe que menos é sempre mais. Make muito carregado fica pesado. Passei a usar tudo mais iluminado e suave. Também tenho investido em produtos e pinceis de qualidade, porque quanto melhor o acabamento, mais legal fica o make. Não precisa sair por aí gritando: olha estou maquiada. Pode ser discreta que também é bom.

 

Complete a frase: Maquiagem é…. Ritual. Você prepara a pele, usa um bom hidratante, um primer, uma boa base, um pincel para cada tipo de produto. Você economiza nos produtos porque eles são preciosos para você. E esse é um momento só seu. Momento de se perceber, se autoanalisar, de se fazer melhor, mais gata, mais animada. Dá um up na vida.

 

Quais os produtos que costuma usar antes de sair de casa?

Hidratante e filtro solar com cor da La Roche Posay fator 60, porque tem ótima cobertura e a textura é acetinada. Depois, uso um iluminador: não gosto de pele sem brilho. Para finalizar, aplico máscara para cílios.

 

Tem algum segredinho de maquiagem?

Se a sua pele estiver boa, nada fica ruim. Cuide da pele. Beba muita água, jamais lave o rosto na água quente, invista em bons cremes e filtro solar. E quem tem a pele seca, como a minha, jamais deve usar pó. Só base. Outro detalhe: máscaras para cílios eu compro só as que são fáceis de tirar. Porque aquele resto de máscara que não sai direito acaba com o próximo make. E ainda deixa os olhos pesados — por mais que a gente passe corretivo.

 

Se precisasse escolher apenas três produtos de maquiagem, quais você escolheria? Por quê?

BB cream, porque sou fanática por pele. Máscara para cílios, porque meus olhos pequenos pedem muito um alongamento – e porque é sexy! E muito “blushhhhhh”, porque a vida fica mais colorida com ele. Até mesmo quando você está deprê [risos].

 

Foto: Bruno Bralfperr

Compartilhe:

Esse conteúdo também pode te interessar

Sobre a Chloé

Trabalho como make-up artist há 12 anos e também sou consultora de imagem. Atualmente, sou Diretora Artística da rede de salões de beleza Jacques Janine e dou cursos de maquiagem na Escola Madre. E decidi criar este site e minhas redes sociais para compartilhar tendências de make-up e técnicas de maquiagem (que aprendi e continuo aprendendo) para valorizar os diferentes estilos de beleza de cada mulher.

fb.com/ChloeGayaOficial