“É claro que a sensação de confiança tem que vir de dentro, mas sem dúvida a maquiagem pode ajudar”, Diane, 58 anos

Diane Goossens, 58 anos, artista plástica, visagista e diretora educacional

Qual o significado da beleza?

A beleza é um instrumento de perpetuação da vida. Me dei conta disso há um tempo, quando estava fazendo aula de aquarela botânica, em que a gente observava a natureza para reproduzi-la. Isso me levou a pensar sobre o significado da beleza. Parece incrível, mas foi ali que me dei conta do quanto a natureza é escandalosamente bela. E ela é bela para atrair os pássaros, insetos, animais … E aí percebi que a beleza é algo que tem o significado de manter e perpetuar a vida.

Você se sente mais bonita ou mais confiante quando está maquiada? Por quê?

Quando a gente está acostumada a se maquiar fica difícil não usar alguma maquiagem para realçar nossa beleza natural. Ainda mais quando a gente não tem mais 20 anos e a beleza natural já não é tão evidente – pelo menos não é evidente por fora. No meu caso, acho importante maquiar meus olhos, porque senão, acho que eles ficam tristes, apagados. Então, acho que a maquiagem tem um papel importante para realçar a beleza de cada pessoa, porque dá aquela colorida. É claro que a sensação de confiança tem que vir de dentro de cada um, mas sem dúvida alguma, a maquiagem pode ajudar. Mas sempre é importante lembrar que só a maquiagem não resolve. As pessoas precisam ter cuidado com a saúde. Quando estamos com aspecto mais saudável, as pessoas nos olham com atenção, porque estamos plenas. E, de alguma forma, notar que somos olhadas com mais atenção, nos dá prazer e isso nos alimenta e nos torna mais confiantes.

Acha que maquiagem e estilo se complementam? Por quê?

Claro que sim. A maquiagem faz parte dessa composição do estilo. Todos os detalhes, a roupa, o batom, o cabelo… compõem o todo. A soma desses detalhes que revelam como nos cuidamos é o que dá identidade e estilo à uma pessoa.

Você segue ou já tentou seguir tendências de beleza e de estilo?

Eu me simpatizo com tendências. Na adolescência você sonha muito, olha as revistas e quer ser igual às mulheres que aparecem nas páginas. E os objetos de desejo sempre existiram e sempre existirão. Com o tempo, a gente descobre que tem que estar feliz com a gente mesmo. Eu descobri que estar bem não é usar um make ou uma roupa da moda, linda, mas que aperta ou incomoda. Hoje sei que determinadas convenções não me convêm. A gente precisa saber quem a gente é. Então, atualmente, o que mais me preocupa é estar confortável e estar adequada aos lugares que frequento, sem criar estranhezas. Com o passar dos anos, descobri que além do conforto, que é a tônica do meu estilo, o clássico também se junta com as peças mais esportivas. Eu acredito que é nessas descobertas que a gente vai se ganhando, ficando mais plena, tranquila e satisfeita.

Complete a frase: Maquiagem é….detalhe que não pode faltar.

Quais os produtos que costuma usar antes de sair de casa?

Máscara de cílios, lápis delineador, sombra, corretivo, blush e batom. No dia a dia, sempre capricho nos olhos, esfumando aplicando máscara e lápis. Para finalizar, uso blush para dar ar saudável e batons claros. Gosto de parecer natural.

Tem algum segredinho de maquiagem?

Uso lápis grafite 6B na sobrancelha, porque não gosto da sobrancelha muito marcada. Costumo aplicar duas marcas diferentes de máscara para cílios – uma delas é para alongar e a outra para dar volume.

Se precisasse escolher apenas três produtos de maquiagem, quais você escolheria? Por quê?

Gloss, máscara de cílios e blush.

 

 

Foto: Bruno Bralfperr

 

Compartilhe:

Esse conteúdo também pode te interessar

Sobre a Chloé

Trabalho como make-up artist há 12 anos e também sou consultora de imagem. Atualmente, sou Diretora Artística da rede de salões de beleza Jacques Janine e dou cursos de maquiagem na Escola Madre. E decidi criar este site e minhas redes sociais para compartilhar tendências de make-up e técnicas de maquiagem (que aprendi e continuo aprendendo) para valorizar os diferentes estilos de beleza de cada mulher.

fb.com/ChloeGayaOficial