Cílios postiços: da tortura ao glamour. Saiba como inventaram esse acessório que a gente ama

Hoje é simples. Você entra em uma drogaria ou em uma loja de produtos de beleza e lá estão eles: basta dirigir-se a uma das prateleiras para escolher os seus cílios postiços, em caixinhas.

E essa profusão de modelos, marcas e preços acabou despertando minha curiosidade para saber quem e quando foi inventada essa maravilha. Fui pesquisar e achei tanta informação legal que decidi compartilhar aqui, com você. Olha só…

Tortura, Tortura

Ainda bem que não somos mulheres de 1882. Afinal, o primeiro método de cílios postiços era beemmm punk. De acordo com relatos na imprensa da época, as moradoras de Paris começaram a costurar fios de cabelo em suas pálpebras (isso mesmo, arrggghhh!) para criar cílios falsos. A técnica de beleza parisiense era realizada sem anestésicos – ou com cocaína para entorpecer e amenizar a dor. Socorro!

Os primeiros cílios postiços

Propaganda da Nesto Lashes, de Karl Nessler. Ao lado, ilustração da patente dos cílios que ele criou

Charles Nestle, famoso cabeleireiro do Reino Unido, patenteou, em 1902, um método que tecia cílios artificiais e sobrancelhas. De origem alemã, seu nome verdadeiro era Karl Nessler e, em 1903, passou a vender cílios artificiais no seu salão, em Londres. Curiosidade extra: ele foi também o criador do método de permanente de cabelos.

Essa é a ilustração da patente dos cílios da canadense Anna Taylor

Em 1911, a canadense Anna Taylor patenteou seus cílios postiços nos Estados Unidos. Eles eram confeccionados em um tecido com formato côncavo, com minúsculos fios na ponta. E eram aplicados na pálpebra superior com uma fita adesiva.

A princesa Amada (Seena Owen) e seus cílios postiços no filme Intolerância

A força do cinema

Em 1916, o célebre diretor D.W. Griffith estava trabalhando no filme Intolerância (considerado obra-prima do cinema mudo, #ficaadica) e queria que a atriz Seena Owen tivesse pestanas longas para criar um olhar “sobrenatural”. Para isso, contratou um peruqueiro que, usando uma gaze fina, colocou fios de cabelo humano colados nas pálpebras da atriz. Se fez sucesso? Claro que fez, pois as mulheres perceberam o poder que cílios longos e cheios exerciam. Outras atrizes e melindrosas dos anos 1920 adotaram o recurso.

Fashionista, por volta dos anos 1930, com cílios postiços da época

O grande boom!

Propaganda de cílios postiços com a modelo Twiggy para a marca Yardley

O grande boom dos cílios postiços aconteceu nos anos 1960. Era uma verdadeira overdose de cílios, capazes de criar aquele olho de boneca, febre que surgiu com Twiggy, a modelo sensação da época. O jornal Australian Women’s Week, de 1968, publicou que, no período, foram vendidos espantosos 20 milhões de pares nos EUA.

A marca Revlon em anúncio de coleção de cílios de 1971

Bem… E como a tecnologia não para de avançar e a vaidade feminina jamais tem fim, cá estamos nós. E com a quantidade enorme de modelos de cílios postiços de hoje, podemos criar diferentes efeitos: alguns bem naturais, outros mais sexy e até aqueles exagerados para quem quer chamar mais atenção para os olhos.

Voilá!

Estou louca para saber o que você achou da história dos cílios postiços. Ah! E se conhecer outras curiosidades sobre o tema, por favor, mande seu e-mail contato@chloegaya.com.br

 

Fontes de Pesquisas e Imagens:

www.cosmeticsandskin.com/cdc/false-eyelashes.php

www.nytimes.com/2013/01/20/magazine/who-made-those-false-eyelashes.html

www.nj.com/entertainment/index.ssf/2013/11/intolerance_dw_griffith.html

ttps://labloguerapresumida.wordpress.com/tag/anna-taylor-1911/

hwww.google.com/patents/US994619

Compartilhe:

Esse conteúdo também pode te interessar

Sobre a Chloé

Trabalho como make-up artist há 12 anos e também sou consultora de imagem. Atualmente, sou Diretora Artística da rede de salões de beleza Jacques Janine e dou cursos de maquiagem na Escola Madre. E decidi criar este site e minhas redes sociais para compartilhar tendências de make-up e técnicas de maquiagem (que aprendi e continuo aprendendo) para valorizar os diferentes estilos de beleza de cada mulher.

fb.com/ChloeGayaOficial